A equipa de sub-13 (infantis A) do Vitória FC sagrou-se domingo campeã da edição 2024 da IberCup Estoril, um dos maiores e mais internacionais torneios de futebol juvenil do mundo. Para trazer o troféu para Setúbal, a equipa verde e branca bateu na final o Belenenses, por 4-2. Tomás Dias, Gabriel Vieira, Guilherme Alberto e Matheus Alves foram os autores dos golos sadinos na final.
O encontro realizado no Estádio realizado no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, teve um início frenético. A prová-lo está o facto de nos primeiros seis minutos de jogo terem sido apontados cinco golos! Neste período em que os atacantes se superiorizaram ao sector defensivo, o Vitória, que aos três minutos já vencia por 2-0, chegou a uma vantagem de 3-2 no marcador.
Tomás Dias e Gabriel Vieira, aos dois e três minutos, respectivamente, fizeram os primeiros tentos da partida. O Belenenses respondeu no minuto seguinte com o 2-1 de Lourenço Almeida. Aos cinco minutos, o Vitória fez o 3-1 por intermédio de Guilherme Alberto. Numa altura em que os adeptos sadinos ainda festejavam na bancada, o conjunto de Belém encurtou a desvantagem para 3-2, aos seis minutos, por Tiago Silva.
Após o arranque estonteante em que o acerto da finalização foi evidente por parte de ambos os emblemas, o jogo passou por um longo período em que os guarda-redes não permitiram que as suas balizas voltassem a encaixar golos. Apesar da vantagem tangencial (3-2) o Vitória foi gerindo o resultado, impedindo o Belenenses de voltar a marcar até ao apito final do jogo que teve duas partes de 25 minutos cada.
Já na recta final do encontro que opôs as duas equipas da geração de 2011, os vitorianos confirmaram o êxito na final com o golo de Matheus Alves, aos 45 minutos, obtido após assistência do colega Guilherme Alberto, que esteve na construção do 4-2 final que permitiu aos setubalenses fazer a festa no final da IberCup Estoril 2024.
Os dados estatísticos partilhados pelos organizadores do evento na página oficial do torneio comprovam o equilíbrio registado na final de sub-13: um total de 50% de posse de bola para cada equipa (na 1.ª parte os lisboetas tiveram 53 e os sadinos 47 e na 2.ª os números inverteram-se), 11 remates à baliza para cada equipa e nove faltas cometidas.
Na conta do Vitória no Facebook, o departamento de Formação do clube fez questão de assinalar o feito da equipa. “Num dos maiores torneios de futebol juvenil do mundo, os nossos jogadores vitorianos voltaram a fazer história ganhando pela primeira vez este título para o clube, com grande determinação e talento. Estamos imensamente orgulhosos”, escreveram, agradecendo ao público.
“Muito obrigado aos pais e familiares desta geração, por todo o apoio logístico dado ao longo destes dias de torneio e ao fantástico ambiente criado em todos os campos onde a nossa equipa jogou e à exigência que a nossa equipa técnica e jogadores, colocam em tudo o que fazem”, lê-se na publicação.
3.º lugar dos sub-10 na Miranda Cup
As equipas dos vários escalões de futebol do Vitória têm sido muito requisitadas nas últimas semanas para participar em torneios por todo o país. Os sub-10 (Geração 2014) participaram na 7.ª Edição do “Internacional Youth Miranda Cup 2024”, organizado no Estádio Municipal Miranda do Corvo, local em que conquistaram o 3.º lugar da prova ao baterem o Cova da Piedade A, por 4-3.
Na fase de grupos, os sadinos começaram com um desaire (6-1) com o Racing FC, mas conseguiram apurar-se para os quartos-de-final graças aos êxitos seguintes diante do Cova da Piedade B (3-0) e ADRC Penaverdense (10-0). Na fase seguinte da competição, os setubalenses ganharam 5-1 ao Vilafranquense, apurando-se para a meia-final em que caíram com os franceses do CS Meaux (6-2). No jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugar, Ricardo Bailão, Guilherme Nogueira, Kevim Brandão e Simão Teclea foram os marcadores de serviço no duelo com os vizinhos do Cova da Piedade A.
Também no “Internacional Youth Miranda Cup 2024”, o Vitória esteve representado pelos sub-11, equipa que concluiu o torneio em 5.º lugar depois de empatar (2-2) com o FC Porto e vencer nos penáltis, por 4-3. Na fase de grupos, os sadinos empataram (1-1) com o Benfica, golearam o Tires (9-1) e empataram (2-2) com os franceses do Thiais FC. Nos quartos-de-final, o Sp. Braga venceu (6-3) e, no jogo de acesso ao 5.°/6.° ou 7.°/8.° lugares, o 5°/6° ou 7°/8° lugares o Vitória ganhou 4-3 ao Cova da Piedade A, resultado que permitiu discutir o 5.º e 6.º posto com os dragões, oponente que venceram nos penáltis.