Vítor Proença, presidente daquela autarquia, assinou protocolo com o Governo para construção de habitação acessível
É no Bairro de São João, em Alcácer do Sal, que vão surgir 30 novas casas para dar tecto às famílias mais carenciadas. Em investimento superior a 3,5 milhões de euros, financiados por fundos europeus, foi esta terça-feira assinado um contrato para construção de habitação acessível.
Foi no âmbito do programa “Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação” que Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, assinou um documento que permite “aos municípios que se candidataram e que viram a sua candidatura aceite, garantir habitação acessível à população com menos recursos”, como explica esta autarquia em nota de Imprensa. Estas candidaturas dizem respeito aos processos que deram entrada no Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).
Foi em Évora, nas instalações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Alentejo que decorreu a cerimónia que contou também com Manuel Castro Almeida, ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação, e, António Gil Leitão.
O autarca explicou então que estas assinaturas “permitem financiar os 30 fogos novos que vamos construir no Bairro de São João, em terreno municipal e que servirão para alojar famílias carenciadas do município”, um complemento também para a Estratégia Local de Habitação do município.
Além do edil alcacerense também Albano Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, assinou o mesmo protocolo juntando-se assim ao total de 24 autarcas das câmaras municipais da região do Alentejo que fecharam com o Governo o financiamento de novos fogos de habitação.