Tributo a José Afonso foi o tema de um suplemento do Avante! de 23 de Fevereiro de 2012, onde foi recordação a de alguém que o ouviu exclamar, ao subir ao Palco da Festa do Avante! de 1980, no Alto da Ajuda:
- «Nunca vi uma coisa assim!…»
Valia o que valia, mas o Avante! reproduzia a foto desse enorme palco, tendo como fundo a Ponte 25 de Abril e a Margem Esquerda almadense, onde ele actuou ladeado por Carlos Paredes, Sérgio Godinho, Júlio Pereira, Adriano Correia de Oliveira, Janita Salomé, Henri Tabot, Guilherme Inês, sem dúvida com mais alguns e certo, certo, também no palco, com o seu filho Pedro, então com 11 anos, que haveria de não estar calado.
Sobre ele ainda e em particular Setúbal, página abaixo relatava-se: «Foi um dos fundadores e animadores do Círculo Cultural de Setúbal, como é sabido.
«Retomai» então não é porventura o mais adequado subtítulo, porque em abono da verdade o nosso aconselhamento propagandístico é o de que apressadamente tomem em mãos o Avante! de 29 de Maio passado, um daqueles cuja edição foi antecipada para a quarta-feira porque na quinta houve feriado nacional.
Vem nele, com VIII (respeitando a tipografia…) páginas, o Suplemento especial dos Artistas da Festa dedicado, com era de esperar, à noite de sexta-feira, 6 de Setembro, àquele Palco com a programação do Concerto de celebração dos centenários de «dois génios», Carlos Paredes e Joly Braga Santos, «onde serão interpretadas obras suas e arranjos orquestrais compostos por jovens músicos portugueses, a partir de criações originais»: «Talento musical e militância comunista», sobre o primeiro, «O erudito que compunha para o homem comum», sobre o segundo.
E claro, ouviremos, veremos, entre tantas e tantos, a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, o Maestro Vasco Pearce de Azevedo, a Maestra Constança Simas, o solista da guitarra portuguesa, Paulo Soares.
Recomeçando, saltando da I para II: uma foto daquele palco subido por eles todos, no Alto!