Inauguração do certame está marcada para sexta-feira com deposição de flores em honra dos pescadores e mostra fotográfica
O Parque de Albarquel (PUA) prepara-se para, a partir de sexta-feira, começar a receber mais uma edição da Mostra das Tradições Marítimas, evento que se estende até 16 de Junho. Dias temáticos, gastronomia e animação ou experiências únicas à beira-mar com o Cais Vivo são algumas das propostas para este ano.
As festividades começam na sexta- -feira de manhã (Dia Nacional do Pescador) com a ida ao Monumento aos Pescadores Desaparecidos, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, para deposição de flores, sendo que a abertura do certame está marcada para as 18 horas com a inauguração da exposição fotográfica “Vidas de Mestre”, na Avenida José Mourinho, onde vai ser possível ver mestres e as suas DR respectivas embarcações. Seguidamente, e pelas mãos da União de Freguesias de Setúbal – organizadora do evento –, há um momento de “bênção e bota-abaixo de três botes”, explica a nota de Imprensa daquela freguesia. É depois tempo de aproveitar a animação musical e visitar as tasquinhas.
Dias temáticos, gastronomia e Cais Vivo são chamariz
Apesar do certame se estender por 16 dias alguns desses estão ‘reservados’ a comemorar e a homenagear algumas instituições da cidade. Assim, a novidade este ano são os Dias Temáticos, onde se esperam várias actividades adaptadas a cada um deles.
As famílias e utentes da União das Freguesias de Setúbal serão os primeiros a ser lembrados, este domingo (2 de Junho), seguem-se os Bombeiros Sapadores de Setúbal com um almoço dia 9, os utentes do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal no dia 10, e, a 15, os utentes do Espaço MaiorIdade da Junta de Freguesia de São Sebastião. Para dia 16, último dia do certame, está agendada a tradicional Regata de Botes a Remos e um almoço da comunidade piscatória.
A gastronomia e a animação são outros dois aliados do certame. Enquanto a música ao vivo vai invadir todo o espaço do PUA, onde se destacam diversos artistas com diferentes estilos musicais, vão também servir- -se os “Petiscos com Sabor a Mar”, que oferecem “uma variedade de pratos típicos confeccionados com produtos frescos”.
A náutica e o rio Sado são outros dois factores que movem o certame, por isso é que foi montado o programa “Cais Vivo: Experiências Únicas à Beira-Mar”. Além dos Serviços Municipalizados de Setúbal estarem disponíveis para uma oficina de águas com sabores, e a biblioteca disponibilizar livros com temáticas ligadas às águas, juntam-se também outras actividades que vão decorrer diariamente.
“O Cais Vivo será, diariamente, o palco de actividades práticas tais como baptismos de mar, demonstrações de pesca com diversos tipos de apetrechos, passeios de Bote e bote à vela, pesca de chinchorro, pesca de rede, oficina de carpintaria e calafate, pesca com covos, mostra de roupa tradicional de pescador, técnicas de conserveira ou ainda actividades desportivas como canoagem, remo, stand up paddle, orientação e navegação”, descreve o mesmo comunicado.