Com a realização da 30.ª jornada chegou ao fim o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Setúbal da época 2023 / 2024 que foi um dos mais disputados dos últimos tempos, prova disso está o facto de os dois primeiros classificados terem terminado com o mesmo número de pontos e a equipa despromovida ser conhecida apenas na última jornada.
Com a questão do título já resolvida na jornada anterior as atenções estavam concentradas na luta pela manutenção que envolvia duas equipas, Alfarim e Lagameças. A equipa de Alfarim tinha dois pontos de vantagem mas defrontava um adversário complicado [o Amora “B”] enquanto a formação de Lagameças parecia ter a tarefa mais facilitada porque defrontava o Grandolense, adversário que se encontrava ligeiramente melhor classificada.
Foi efectivamente uma tarde de muita emoção. Ao intervalo registava-se uma igualdade a zero, nos dois jogos. Já na segunda parte, em Alfarim, o Amora adiantava-se no marcador, pouco tempo depois a equipa da casa estabelecia a igualdade mas, passado alguns minutos, o Amora voltou a ficar na frente do marcador. Enquanto isto, em Lagameças o marcador continuava sem funcionar e a emoção era enorme porque um golo do Lagameças atirava o Alfarim para a segunda divisão. Os jogos foram decorrendo e os resultados não sofreram alteração, o Alfarim perdeu em casa mas porque o Lagameças não conseguiu melhor que o empate acabou por ser esta a equipa despromovida porque terminou na última posição com menos um ponto que o Alfarim.
Nos outros jogos da jornada fica o registo da vitória do Moitense sobre o campeão, que recebeu a taça no final do jogo, e também os sete golos marcados no Campo da Bela Vista, no jogo disputado entre o Comércio Indústria e o Oriental Dragon. De resto será de salientar também as vitórias obtidas fora de casa pelos Pescadores na Baixa da Banheira, pelo Palmelense em Sines onde defrontou o Vasco da Gama e pelo Alcochetense em Cabanas. Por fim, fica uma referência para o resultado registado pelo Vitória “B” que obteve o seu 13.º empate, na Charneca de Caparica.
Resultados da 30.ª jornada: Botafogo 1 Alcochetense 2; Comércio Indústria 4 Oriental Dragon 3; Moitense 2 CO Montijo 0; Vasco da Gama 1 Palmelense 3; Lagameças 0 Grandolense 0; Banheirense 1 Pescadores 2; Alfarim 1 Amora ”B” 2; Charneca de Caparica 1 Vitória “B” 1.
Classificação Final:1.º lugar, CO Montijo, 67 pontos; 2.º lugar, Comércio Indústria, 67 pontos; 3.º lugar, Pescadores, 61 pontos; 4.º lugar, Alcochetense, 52 pontos; 5.º lugar, Amora “B”, 44 pontos; 6.º lugar, Oriental Dragon, 43 pontos; 7.º lugar, Moitense, 42 pontos; 8.º lugar, Charneca de Caparica, 42 pontos; 9.º lugar, Vitória “B”, 40 pontos; 10.º lugar, Palmelense, 36 pontos; 11.º lugar, Banheirense, 35 pontos; 12.º lugar, Vasco da Gama, 33 pontos; 13.º lugar, Grandolense, 28 pontos; 14.º lugar, Botafogo, 27 pontos; 15.º lugar, Alfarim, 25 pontos; 16.º lugar, Lagameças, 24 pontos.
Sesimbra ganha em Santiago do Cacém
Na segunda divisão distrital disputava se em Santiago do Cacém o jogo mais importante da jornada que colocava frente a frente os dois primeiros da tabela classificativa, jogo que era de grande importância para a equipa da casa que, em caso de vitória, poderia festejar a subida de divisão. A tarefa não era fácil porque defrontava precisamente o campeão [Sesimbra] que acabou por sair vitorioso com um golo marcado ainda no decorrer da primeira parte.
Porque o Almada venceu a Quinta do Conde, e a diferença pontual em relação ao U. Santiago é agora de um ponto, a segunda equipa a promover só será conhecida na última jornada onde o Almada recebe a B Sad e a equipa alentejana se desloca a Setúbal para defrontar os Pelezinhos.
Resultados (33.ª jornada): Almada 2 Quinta do Conde 0; U. Santiago 0 Sesimbra 1; Pinhalnovense 7 Santo André 0; B Sad 4 Samouquense 1; Zambujalense 1 Melidense 2; Paio Pires 1 Seixal 2; Barreirense “B” 1 C. Piedade 1; Vinhense 3 Pelezinhos 2.
Classificação: 1.º lugar, Sesimbra, 82 pontos; 2.º lugar, U. Santiago, 64 pontos; 3.º lugar, Almada, 63 pontos; 4.º lugar, B Sad, 61 pontos; 5.º lugar, Pinhalnovense, 60 pontos; 6.º lugar, C. Piedade, 55 pontos; 7.º lugar, Seixal, 53 pontos; 8.º lugar, Quinta do Conde, 50 pontos; 9.º lugar, Barreirense “B”, 32 pontos; 10.º lugar, Zambujalense, 29 pontos; 11.º lugar, Melidense, 27 pontos; 12.º lugar, Sporting Vinhense, 23 pontos; 13.º lugar, Samouquense, 19 pontos; 14.º lugar, Pelezinhos, 17 pontos; 15.º lugar, Paio Pires, 11 pontos; 16.º lugar, Santo André, 10 pontos.
CO Montijo sobe de divisão e Comércio Indústria vai à Taça de Portugal
O Clube Olímpico do Montijo, por ter terminado a 1.ª Divisão Distrital em primeiro lugar, sagrou-se campeão e foi promovido ao Campeonato de Portugal; o Comércio Indústria, que se classificou na segunda posição, ficou apurado para disputar a Taça de Portugal, competição onde deverá participar também o Grandolense mesmo que não seja o vencedor da Taça AF Setúbal porque o outro finalista [o Comércio Indústria] já tem presença garantida devido à posição em que terminou o campeonato.