26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Radioterapia da ULSAR totaliza 513 mil tratamentos em 19 anos de vida

Radioterapia da ULSAR totaliza 513 mil tratamentos em 19 anos de vida

Radioterapia da ULSAR totaliza 513 mil tratamentos em 19 anos de vida

Serviço instalado no hospital do Barreiro dá hoje cobertura assistencial a mais de um milhão de habitantes

O serviço de radioterapia da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR), instalado no hospital do Barreiro, dá hoje cobertura assistencial a mais de um milhão de habitantes. Ao longo de 19 anos de existência, completados na passada quinta-feira, realizou cerca de 513 mil tratamentos oncológicos (331 mil e 804 considerados complexos; e 181 mil e 155 simples).

- PUB -

Os números foram revelados pela ULSAR, que salienta o “grau de satisfação de 99% dos utentes no último ano” para com a equipa – constituída por 4 radioncologistas, 17 técnicos radioterapeutas, 6 enfermeiros, 4 assistentes técnicos, 4 assistentes operacionais e 4 físicos médicos – responsável pelo serviço.

Esta valência, de acordo com a ULSAR, iniciou actividade no Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, em Maio de 2005, para dar resposta às necessidades de tratamentos dos doentes do foro oncológico, da área da península de Setúbal, com indicação para radioterapia externa.

Actualmente, adianta a ULSAR, o hospital do Barreiro está integrado na Rede Nacional de Especialidade Hospitalar e Referenciação de Radioterapia da Região de Lisboa e Vale do Tejo. E, no que toca aos cuidados de saúde de radioterapia, dá resposta aos utentes da península de Setúbal – que engloba as unidades locais de saúde de Arrábida e Almada-Seixal, além do Arco Ribeirinho – e ainda à população servida pelo Unidade Local de Saúde Estuário do Tejo. O que, segundo a ULSAR, corresponde “a uma cobertura assistencial de mais de um milhão de habitantes”.

- PUB -

O serviço de radioterapia da ULSAR conta com dois aceleradores lineares e tem vindo “a implementar novas técnicas de tratamento nos últimos 19 anos”, constituindo-se como uma das principais referências a nível nacional.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -