Barreiro recebe “Prémio de Inovação Tecnológica 2019”

Barreiro recebe “Prémio de Inovação Tecnológica 2019”

Barreiro recebe “Prémio de Inovação Tecnológica 2019”

A Câmara do Barreiro diz que “tem investido na desmaterialização utilizando a tecnologia, nomeadamente com o lançamento da aplicação gratuita “Aqui Barreiro”. Um ponto a favor para ser premiada pelo Observatório das Autarquias Locais

 

O Barreiro é, desde ontem, o primeiro município a receber o “Prémio de Inovação Tecnológica 2019” atribuído pelo Observatório das Autarquias Locais. A entrega decorreu durante o II Encontro Nacional do Gestor do Contrato Municipal e que contou com a participação do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

- PUB -

Esta iniciativa, no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro, premiou as boas práticas digitais e o contributo para a consciencialização ambiental.

A Câmara “tem investido na desmaterialização, utilizando a tecnologia, nomeadamente com o lançamento da aplicação gratuita “Aqui Barreiro”, que reforça a comunicação com os munícipes permitindo a resolução mais rápida de situações no espaço público, acompanhamento de eventos, simples informação sobre transportes públicos ou farmácias de serviço, entre outras funcionalidades”, refere a autarquia em nota informativa.

Através da comunicação de ocorrências, “esta aplicação permite ao munícipe tornar-se um cuidador da sua cidade”, acrescenta o mesmo documento.

- PUB -

O II Encontro Nacional do Gestor do Contrato Municipal contou com a presença de Frederico Rosa, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, que realçou o investimento da autarquia em 2018, “de cerca de um milhão de euros”

Diz o autarca que este valor “é muito para uma autarquia de media dimensão, em desmaterialização, digitalização e em arquivo digital, mas também para dotar o executivo de um dashboard que lhe permita acompanhar as funções da autarquia, que tem quase 900 funcionários”.

Por seu lado, Rui Braga, vereador da Câmara do Barreiro, explicou que há a necessidade de “dotar o município de equipamentos e aplicações, como a do gestor do contrato”, mas que “nada disto seria possível se não tivéssemos os técnicos disponíveis connosco. Daí também a importância da formação. De pouco valia o milhão investido se não pudéssemos contar com as pessoas”.

- PUB -

Já Bartolomeu Noronha, Presidente da Direção do Observatório das Autarquias Locais, destacou que “a ferramenta do gestor do contrato foi prometida pelo Barreiro, que não só a introduziu como a desenvolveu, razão pela qual atribuímos este prémio”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -