História, certames, gastronomia e paisagens são cada vez mais um chamariz de gente para cidade do Litoral Alentejano
A cidade do arroz e do sal prepara- -se para entrar na época em que milhares de turistas enchem as ruas, o comércio e a restauração, naquela que é a porta de entrada do Litoral Alentejano. Visitas à história de Alcácer do Sal, passeios de galeão no rio Sado e eventos que enchem os espaços culturais do concelho, estes e outros factores contribuem para que o turismo seja cada vez mais forte na localidade.
“O Verão promete ser novamente um êxito, antevendo-se um bom ano turístico”, aponta a autarquia que revela que, desde o início do ano, registaram-se 1270 entradas no Museu Municipal Pedro Nunes a par dos 2424 visitantes na Cripta Arqueológica de Alcácer do Sal.
Os passeios no Rio Sado, a bordo do Galeão Pinto Luísa, são outro apelo aos visitantes. Com lotação máxima de 35 passageiros a Câmara Municipal de Alcácer do Sal promove, ao longo de todo o ano, passeios – com duração de meio-dia ou um dia inteiro – em que quem embarca é convidado a desfrutar “de uma paisagem repleta de fauna e flora, muito características” da região. Até ao mês de Outubro, a começar a 25 de Maio e a terminar a 19 de Outubro, há pelo menos 10 viagens marcadas (que podem ser consultadas no site do município).
Já em breve convida-se os residentes, e também os turistas, a visitar certames como a PIMEL – XXXII Feira do Turismo e das Actividades Económicas, as Festas da Comporta e o Festival Sabores do Sado, eventos que, anualmente, são um chamariz de gente. As culturas de arroz, do pinhão, do mel e vitivinícola são pontos altos da agricultura do concelho, que se abraçam depois com a gastronomia onde as especialidades são o bolo real, o feijão de cor guisado, o feijão-verde à alentejana, as migas de batata e as pinhoadas – sempre com pão, azeitonas, azeite e vinho de entrada, quase como tradição.
Estas características conjugam- -se com as paisagens da Praia da Comporta, o Cais Palafítico da Carrasqueira e o Torrão do Alentejo – também ponto de passagem para aqueles que se aventuram na Rota da Estrada Nacional 2 (N2). Todos estes aspectos contribuem para o lema instituído naquela localidade do Litoral Alentejano: “Alcácer com Vida”.