No total, o executivo municipal aprovou um pacote financeiro de 35.400 euros para atenuar as dificuldades quotidianas das associações
Seis associações do concelho de Alcochete vão receber da Câmara Municipal, através de contratos-programa, um apoio financeiro global de 35.400 euros. A verba, aprovada na reunião pública na passada segunda-feira, é atribuída por reconhecimento ao papel que as associações desenvolvem no concelho.
“O movimento associativo tem um papel determinante no desenvolvimento local com uma intervenção inequívoca neste território, pelo que há que garantir o apoio às associações e aos seus dirigentes”, sustenta o executivo municipal.
Com esta verba, “pretende-se atenuar as dificuldades quotidianas sentidas para manter o funcionamento da sua atividade, regular ou pontual, com a devida definição de critérios, respeitando os princípios da equidade social, onde o rigor e a transparência são fatores essenciais para a concretização de um projeto participado, assente na parceria e cooperação”, diz ainda o executivo.
Neste pacote financeiro, a Associação das Tradicionais Festas de Confraternização Camponesa de São Francisco vai receber um apoio financeiro de 23 mil euros, destinado à actividade da associação que tem a seu cargo a realização das Festas de São Francisco, que este ano decorrem de 29 de Maio a 2 de Junho. No âmbito do contrato-programa, o município assegura também a esta associação um apoio não financeiro, com valor estimado de 19.139,07 euros referente a apoio logístico e licenciamentos.
Para a Associação Cultural Recreativa Desportiva do Rancho Folclórico Danças e Cantares do Passil foi aprovado um apoio financeiro de 3.700 euros para o seu plano de actividades, onde consta a manutenção de trajes, a participação em festivais, despesas com acordeonistas, aniversário do rancho, bailes de Carnaval e da Pinha, Festa do 25 de Abril, participação na procissão da Atalaia, Festival do Rancho e jantar de Natal.
A Câmara Municipal aprovou também um apoio financeiro de 2 mil euros para a Angelswheels – Clube de Patinagem de Alcochete, uma associação que se dedica em exclusivo à patinagem artística em sete escalões.
A Comissão de Reformados da Freguesia de Alcochete é outra das instituições contempladas, e vai receber um apoio financeiro de 2.700 euros para o seu plano de actividades, que inclui a realização dos almoços de convívio do aniversário da colectividade e de Natal, a visita à Ovibeja e o passeio a Fátima.
A Real Alcochete – Associação Desportiva e Cultural, constituída o ano passado, vai beneficiar de um apoio financeiro de 2 mil euros para as modalidades de futsal, voleibol, karaté, zumba fitness e à realização de diversas actividades culturais, sociais e recreativas.
Por sua vez, ao Ténis Clube de Alcochete foi também atribuído um apoio financeiro de 2 mil euros, para desenvolver a sua actividade nas modalidades de ténis, voleibol e badminton.
No âmbito dos contratos-programa, as seis colectividades beneficiam ainda de vários apoios logísticos e cedências, entre as quais a isenção do pagamento de taxas da licença especial de ruído e de ocupação da via pública, bem como a cedência de instalações municipais, como o Fórum Cultural e a Biblioteca, para a realização de eventos.