Desaires com espanhóis em Benidorm não beliscam feito do jovem atleta de 15 anos
Aos 15 anos de idade, Rafael Afonso, jovem atacante do Vitória, tornou-se na passada semana o mais recente internacional de futebol pelos escalões de formação de Portugal. Ao serviço dos sub-16, o atleta que representa os sadinos desde 2020/21 alinhou nos dois jogos frente à Espanha, adversário que venceu ambos os encontros (2-0 e 3-1) realizados no Estádio Guillermo Amor, em Benidorm.
O vitoriano, nascido a 17 de Julho de 2008, fez a sua estreia com a camisola das Quinas a 2 de Abril, dia em que começou a partida no banco de suplentes, mas acabou por entrar no decorrer da segunda parte. Apesar da derrota (2-0) sofrida por Portugal nesse duelo com a sua congénere espanhola, as boas indicações deixadas pelo avançado, enquanto esteve em campo, levaram o seleccionador Bino Maçães a utilizá-lo de início no teste seguinte.
Na passada quinta-feira, novamente em Benidorm, portugueses e espanhóis voltaram a medir forças num jogo em que os anfitriões ganharam, desta vez por 3-1. Nesse confronto, Rafael Afonso teve a oportunidade de viver a emoção de cantar o hino nacional como titular da Selecção de sub-16. Em campo, o atleta viu a equipa das Quinas inaugurar o marcador, aos 31 minutos, com um cabeceamento ao segundo poste de Tomás Rodrigues.
Apesar de os comandados de Bino Maçães terem dominado a primeira parte, período em que tiveram mais oportunidades de golo que os adversários, o resultado não sofreu alterações antes do intervalo, que chegou com a vantagem lusa por 1-0. No regresso dos balneários, já depois de o vitoriano ter sido substituído, Espanha entrou forte e foi eficaz no primeiro remate que fez à baliza nacional.
O remate rasteiro de Nil Texidor, aos 46 minutos, repôs a igualdade que não demorou muito tempo a ser desfeita. Volvidos dois minutos, o golo da reviravolta surgiu, de livre direto, cobrado de forma exemplar por Juan Vacas. Galvanizada pelo excelente início na segunda parte, a equipa treinada por David Gordo voltou a fazer estragos na baliza portuguesa, aos 60 minutos, através de Ian Cruz, que colocou o resultado final em 3-1.
Os desaires não beliscam em nada o feito de Rafael Afonso que esteve entre os 22 jogadores que o treinador nacional Bino Maçães chamou para a dupla jornada que Portugal teve com Espanha. Refira-se que além do emblema setubalense, outros cinco clubes estiveram representados nos duelo travados no Estádio Guillermo Amor: FC Porto, Sp, Braga, Benfica, Sporting e V. Guimarães.
Recorde-se que antes de rumar a Espanha, a Selecção Nacional Sub-16 trabalhou, pela primeira vez, no domingo que antecederam os jogos efectuados a 2 e 4 de Abril, na Cidade do Futebol, de forma a preparar os dois jogos. No domingo de Páscoa (31 de Março) Rafael Afonso e os seus colegas da Selecção de sub-16 viveram o dia de forma especial na Cidade do Futebol, com a Selecção de sub-19 feminino com quem tiveram reunidos ao almoço.
Consciente da importância do momento vivido pelo jogador do Vitória, a Associação de Futebol de Setúbal fez questão de assinalar a estreia do jovem atacante com as cores nacionais. “A Direcção da Associação de Futebol de Setúbal felicita, com especial entusiasmo e orgulho institucional, Rafael Afonso pela primeira internacionalização por Portugal e o Vitória Futebol Clube pelo contributo evidenciado no âmbito da evolução formativa”, escreveram.
O emblema verde e branco também assinalou o feito nas suas redes sociais Facebook e Instagram. “Parabéns Rafael, este é o resultado de muito trabalho, esforço e dedicação. Desejamos que esta experiência de representar a Seleccção Portuguesa, se possa repetir, para ele, bem como para outros jogadores da Formação do Vitória Futebol Clube”, lê-se na mensagem.
Triunfo com Torreense antes da visita ao líder
Cinco dias depois de ter somado a sua primeira internacionalização pelos sub-16 de Portugal e três dias depois de ter sido titular pela primeira vez, Rafael Afonso contribuiu para o triunfo, por 1-0, dos sub-17 do Vitória, em partida da sexta jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de juvenis (série B). Utilizado nos primeiros 77 minutos do jogo, o avançado viu o seu colega Miguel Grilo apontar, aos 25 minutos, de penálti, o único golo do encontro.
Numa altura em que o Vitória luta pela permanência no campeonato nacional, os três pontos conquistados no campo do Olival, em Águas de Moura, permitiram à equipa ascender da 5.ª à 3.ª posição da tabela, com os mesmos 10 pontos que o Sacavenense, estando ambos os clubes a um de distância do líder Estoril-Praia. Depois do mau arranque na fase actual – somaram duas derrotas e um empate – a equipa treinada por João Nicolau atravessa um excelente momento, facto que é comprovado pelos três triunfos nos últimos jogos (2-4 ao Marítimo, 2-0 ao Cova da Piedade e 1-0 ao Torreense).
Na próxima ronda, a equipa em que actua o internacional sub-16 Rafael Afonso vai ter pela frente o primeiro classificado, Estoril-Praia. Apesar das dificuldades que esperam encontrar no embate de domingo (11:00 horas), referente à sétima jornada, os sadinos prometem tudo fazer para somar o seu quarto êxito competitivo na fase actual.