PSP já tinha instaurado uma investigação ao caso das agressões da autoridades aos suspeitos de furto
A Inspecção-geral da Administração Interna (IGAI) abriu esta quinta-feira um inquérito para apurar o uso da força numa intervenção policial em que vários agentes da PSP foram filmados a agredir jovens durante uma detenção em Setúbal.
A inspectora-geral da Administração Interna, Anabela Cabral Ferreira, disse à Lusa que a IGAI avocou o processo de inquérito aberto pelo comando de Setúbal da Polícia de Segurança Pública devido “à violência” das imagens que mostram vários agentes a agredir à bastonada suspeitos de terem furtado uma viatura em Setúbal.
Uma das competências da IGAI é assumir a titularidade de processos de inquérito abertos pelas forças de segurança.
O caso aconteceu na madrugada de terça-feira após a PSP ter sido informado que cinco pessoas tinha furtado uma viatura numa rua de Setúbal.
Segundo a PSP, quando os agentes chegaram ao local depararam-se com “uma viatura no meio da faixa de rodagem com as luzes apagadas”, tendo um dos cinco suspeitos conseguido fugir, mas os restantes quatro foram interceptados.
A PSP indica ainda que três dos suspeitos, com idades entre os 17 e 18 anos, foram detidos e o quarto suspeito é menor de idade e foi entregue à mãe.
A PSP de Setúbal referiu ainda que “só teve conhecimento” do vídeo na quarta-feira de manhã, tendo “instaurado um inquérito interno para apurar a adequação e proporcionalidade do uso da força” dos elementos policiais. Este inquérito foi agora avocado pela IGAI.
O vídeo divulgado nas redes sociais mostra o uso de força pelos polícias aos suspeitos, que estavam no chão junto à viatura.