1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoSobre a relevância do Desporto Escolar

Sobre a relevância do Desporto Escolar

Realizou-se nos dias 21 e 22 de abril, em Beja, a final nacional do Mega Sprinter, torneio de atletismo de âmbito escolar, organizado pelo Desporto Escolar em parceria com a Federação Portuguesa de Atletismo. O Mega Sprinter engloba várias disciplinas do atletismo, corrida de velocidade, salto em comprimento, lançamento do peso, lançamento em precisão (adaptado) e corrida de 1000 metros.

- PUB -

Participaram neste evento aproximadamente 680 alunos e nas fases de apuramento realizadas por todo o país perto de 121 mil alunos e milhares de professores, o que comprova a vitalidade do Desporto Escolar. O Desporto Escolar é um projeto inserido no sistema educativo português, tendo por objetivo garantir uma oferta de prática desportiva de complemento curricular, assim como a ocupação dos tempos livres em regime de liberdade de participação e escolha por parte dos alunos.

Neste âmbito, recentemente, a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, afirmou na Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto que o projeto do Desporto Escolar envolve 972 agrupamentos escolares, 1288 escolas do 5.º ao 12.º, 6873 equipas de modalidades desportivas e 78 centros de formação desportiva. Ana Catarina Mendes reforçou ainda que o Desporto Escolar continua a ser uma prioridade do Governo, tendo sido investidos neste projeto 47 milhões de euros no ano de 2022.

Importa, pois, afirmar que o Desporto Escolar cumpre a sua missão educativa e formativa junto dos mais jovens, essencialmente na sensibilização para o desporto (captação), democratizando o acesso à prática desportiva e apoiando na socialização. Muitos são os casos, de norte a sul do país, em que as atividades do Desporto Escolar são a única oportunidade de os mais jovens praticarem o seu desporto favorito, conhecerem outros locais e outras pessoas, sendo assim também educados pelo e através do Desporto.

- PUB -

Posto isto, bem sabemos, que de quatro em quatro anos, e no balanço final de cada edição dos Jogos Olímpicos, sempre se fala no Desporto Escolar como sendo o culpado de todos os insucessos desportivos, mesmo sabendo nós que, para só falarmos de alguns exemplos, Rosa Mota e Fernando Mamede começaram a correr na escola e que a Patrícia Mamona descobriu o atletismo igualmente na escola.

Não me parece, portanto, correto exigir do Desporto Escolar medalhas olímpicas. Não é essa a sua função. O modelo desportivo português da formação ao alto rendimento é centrado nos clubes.

Promover uma efetiva articulação, entre o desporto escolar e o desporto federado deve ser a grande meta a atingir nos próximos anos. Esta articulação deve ser consubstanciada nos seguintes aspetos: captação de talentos e encaminhamento para o desporto federado; formação de professores, treinadores e árbitros (alunos); e partilha de locais de prática (instalações desportivas) entre o desporto escolar e o desporto federado.

- PUB -

O desporto, enquanto atividade humana, nas suas diferentes dimensões – entretenimento, manutenção do estado de saúde, educativa ou de alto rendimento – adquiriu por direito próprio o estatuto de atividade de interesse público. Compete aos diferentes agentes desportivos, assegurar que o desporto é um direito de todos e para todos!

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -