A Lisnave em Cacilhas foi um dos grandes motores de desenvolvimento do concelho

A Lisnave em Cacilhas foi um dos grandes motores de desenvolvimento do concelho

A Lisnave em Cacilhas foi um dos grandes motores de desenvolvimento do concelho

A grande participação activa da população de Almada no processo revolucionário de 25 de Abril de 1974 ficou na história

A percepção da Inteligência Artificial (IA) pode ser considerada como um indicador para uma base de trabalho, e nunca um …m por si só. Não é mais do que uma aprendizagem automática que sintetiza inputs humanos e, no caso da sua ‘visão sobre o concelho de Almada, detecta padrões, faz previsões e recomendações através do processamento de dados anteriormente instruídos pela investigação e opinião humana.

- PUB -

O SETUBALENSE é publicado há 170 anos, e quisemos saber, através da IA, o que neste concelho aconteceu, de mais relevante, neste período temporal e o que será daqui a outros tantos anos, isto em vários sectores da sociedade.

Qual o acontecimento local mais relevante no concelho de Almada nos últimos 170 anos

No que concerne ao concelho de Almada, quando a IA é ‘desafiada’ a elencar os acontecimentos mais relevantes na história deste território, por certo que as suas ‘decisões/escolhas’ poderão irritar historiadores, alguns deles locais. Mas foi essa a escolha da equipa redactorial de O SETUBALENSE: perguntar à IA, como desafio, o que se passou no concelho de Almada nestes 170 ano e o que será no futuro, daqui a outros tantos anos. Este é um desafio alargado entre a máquina que simula o aprendizado, a compreensão, a resolução de problemas, a tomada de decisões, a criatividade e a autonomia dos seres humanos.

- PUB -

Para a IA, um dos acontecimentos mais relevantes no concelho de Almada desde 1855 foi a sua elevação a cidade, a 21 de Junho de 1973. “Este marco histórico assinalou o reconhecimento do crescimento urbano, económico e social da então vila, consolidando Almada como um importante centro urbano na margem sul do Tejo.

Um dos acontecimentos mais importantes para Almada foi a inauguração da Ponte 25 de Abril a 6 de Agosto de 1966, então Oliveira Salazar, como o acontecimento que “transformou radicalmente Almada ao integrá-la mais directamente na Área Metropolitana de Lisboa e “impulsionou a urbanização, o crescimento económico e habitacional do concelho, e alterou profundamente o quotidiano da população local”.

Outro marco foi a “grande participação activa da população de Almada no processo revolucionário de 25 de Abril de 1974. A cidade foi palco de manifestações populares, como a construção de barreiras na Ponte sobre o Tejo e a realização da primeira Assembleia Popular do Concelho de Almada em 1975”.

- PUB -

Qual o acontecimento mais relevante no concelho de Almada, na área da Economia, neste período temporal

Quanto ao acontecimento no concelho de Almada na área da Economia desde 1855, diz-nos a IA que foi a instalação dos Estaleiros Navais da Lisnave na Margueira, em 1967, um “empreendimento que consolidou Almada como um dos principais centros de construção e reparação naval em Portugal, gerando milhares de empregos e impulsionando o desenvolvimento urbano e social da região”.

Mas também faz nota de que “desde meados do século XIX, Almada beneficiou da sua localização estratégica junto ao rio Tejo, atraindo diversas indústrias, como a corticeira, alimentar e naval. A instalação de empresas como a Fábrica Industrial Aliança (1865), a Companhia de Fiação de Tecidos Lisbonense e a Sociedade Vinícola Sul de Portugal marcaram o início de um ciclo de industrialização que transformou a economia local”.

Na área do Desporto o acontecimento mais relevante desde 1855?

Aqui, a ‘máquina de aprendizado’ destaca como mais relevante a inauguração do Complexo Municipal dos Desportos – Cidade de Almada, a 30 de Maio de 1992. Trata-se de um equipamento que “marcou o panorama desportivo nacional, acolhendo diariamente cerca de três mil utentes e recebendo diversos campeonatos nacionais, europeus e mundiais”.

Destaca ainda a fundação do Almada Atlético Clube, a 20 de Julho de 1944 e, a nível de individualidades, Almerinda Correia, atleta destacada do atletismo português nas décadas de 1940 e 1950 e Alberto Chaíça, natural do Monte de Caparica, sendo um dos maratonistas portugueses mais reconhecidos, tendo alcançado o 8.º lugar nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 e o 4.º lugar no Campeonato Mundial de Atletismo em 2003 e, sua homenagem, a Pista Municipal de Atletismo da Sobreda recebeu o seu nome.

Qual o acontecimento mais relevante na área da cultura?

Num concelho onde a cultura foi sempre um marco através de grupos de teatro das colectividades e na primeira linha do rock com grupos como os “Gatos Negros” e, em português, os “UHF” e “Xutos & Pontapés”, a IA destaca como relevante nos últimos 170 anos a criação do Festival de Almada em 1984. Uma iniciativa da Companhia de Teatro de Almada, pela mão do criador e encenador Joaquim Benite, sendo hoje um dos “mais prestigiados eventos culturais em Portugal, com reconhecimento internacional”.

Também o Teatro Extremo, fundado em 1994, que organiza desde 1996 o Festival Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público, promovendo o teatro e as artes performativas para crianças, é um dos referenciados pela IA.

No contexto político, o mais relevante sobre os últimos 170 anos no concelho de Almada

A mudança histórica na liderança da Câmara Municipal nas eleições autárquicas de 2017, em que após 41 anos de governação contínua pela Coligação Democrática Unitária, o Partido Socialista, liderado por Inês de Medeiros, venceu as eleições, obtendo 31,3% dos votos e conquistando quatro vereadores. Uma vitória que representou uma viragem significativa na política local, encerrando décadas de domínio comunista na autarquia.

Mas outros são considerados pela IA, como a Proclamação da República a 4 de Outubro de 1910, em que Almada se destacou como um dos primeiros concelhos a proclamar a República, antecipando-se à proclamação oficial em Lisboa a 5 de Outubro. Este acto reflectiu o forte espírito republicano presente na região.

Também a Resistência ao Estado Novo (1933–1974), em que Almada durante o regime ditatorial foi um centro activo de resistência política. O concelho abrigou movimentos oposicionistas, como o Movimento de Unidade Democrática (MUD), e foi palco de campanhas eleitorais significativas, como as de Norton de Matos em 1949 e Humberto Delgado em 1958. A presença de indústrias e associações culturais fomentou um ambiente de contestação ao regime.

Destaque também o Pacto de Cacilhas em 1958, quando esta localidade foi o cenário do acordo político em que Arlindo Vicente, candidato comunista, retirou a sua candidatura presidencial em favor de Humberto Delgado, unindo forças republicanas e comunistas contra o Estado Novo. Embora Delgado tenha perdido as eleições, o pacto simbolizou a crescente oposição ao regime.

Sobre qual o acontecimento Social no concelho mais marcante à data de fundação de O Setubalense

Para a IA foi a “implementação da Rede Social de Almada, formalizada em 2001 com a criação do Conselho Local de Acção Social de Almada (CLASA)”. Este marco consolidou décadas de trabalho colaborativo entre instituições públicas e privadas na promoção da inclusão social e do bem-estar comunitário.

Com a adesão ao programa nacional da Rede Social em 2000, Almada reforçou este compromisso, envolvendo actualmente mais de uma centena de entidades locais. O CLASA, juntamente com as Comissões Sociais de Freguesia, coordena acções em áreas como apoio a idosos, deficiência, toxicodependência e habitação, promovendo uma intervenção social eficaz e adaptada às necessidades da população.

Contudo, realça que desde a década de 1980, o município almadense tem sido pioneiro em projectos de intervenção social articulada, como o PISACA- Projecto de Intervenção Social Articulada (1981–1989), e o projecto Raízes para um Futuro de Sucesso (1990–1994). “Estas iniciativas estabeleceram as bases para uma abordagem integrada no combate à exclusão social.

Com a adesão ao programa nacional da Rede Social em 2000, Almada reforçou este compromisso, envolvendo actualmente mais de uma centena de entidades locais. O CLASA, juntamente com as Comissões Sociais de Freguesia, coordena acções em áreas como apoio a idosos, deficiência, toxicodependência e habitação, promovendo uma intervenção social eficaz e adaptada às necessidades da população.

Além disso, Almada tem desenvolvido diversos projectos de intervenção comunitária, como os Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS), que visam promover a inclusão social em territórios específicos. Exemplos incluem o projecto “ABC – Abre Bons Caminhos” no Laranjeiro e o projecto “TECE +” na Encosta Sul do PIA, na Caparica.

Por outro lado, o município organiza eventos como a Semana Social – Almada Somos Nós, que destaca o trabalho das instituições sociais locais e promove a reflexão sobre os desafios sociais do concelho.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não