28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
Início167º aniversárioMafalda de Arrábida Farelo: A cientista azeitonense que estuda o vírus da...

Mafalda de Arrábida Farelo: A cientista azeitonense que estuda o vírus da covid-19 nos EUA

Tem Arrábida no nome e a região de Setúbal no coração. Está empenhada em perceber como a proteína do vírus é capaz de manipular a nossa resposta antiviral

 

- PUB -

Mafalda de Arrábida Farelo, de 30 anos, é virologista e trabalha como investigadora post-doc na University of California Riverside, nos EUA. Doutorada em interacções vírus-hospedeiro pela Universidade de Surrey, onde estudou como os vírus modulam a célula para ludibriar a resposta antiviral celular, a bióloga azeitonense é apaixonada pela divulgação científica.

Acredita nas vantagens da popularização da ciência e, para tornar o conhecimento acessível a todos, partilha a sua vida como jovem cientista, e a sua pesquisa, nas redes sociais, tanto em inglês como em português.

Nascida a 14 de Dezembro de 1991, viveu em Vila Nogueira de Azeitão, concelho de Azeitão, até aos 24 anos. Actualmente vive em Los Angeles, na Califórnia, mas não esquece a infância “muito feliz” em Azeitão.

- PUB -

“Toda a minha família é de Azeitão e eu vivia também muito perto de todos os meus colegas de escola. Muitos destes colegas acompanhara-me até ao ensino secundário, com fortes amizades que ainda hoje mantenho. Os Verões eram passados nas praias da Arrábida no barco dos meus pais e em casa de amigas. Em criança os meus avós tinham uma propriedade nos Picheleiros com videiras e lembro-me de todos os anos a família se reunir para vindimar.”, conta a O SETUBALENSE.

Acha que o seu nome, Arrábida, tem a ver com a serra, berço de toda a família. “Cresci a ouvir o meu avô materno dizer que a lenda do pinheiro da velha se tinha passado numa das propriedades da sua família (conhecida como família dos Candinhos, pois todos se chamavam Cândido/Cândida), mas não sei a veracidade desta história”, partilha.

“Setúbal, e mais precisamente Azeitão e a Arrábida, é onde me sinto em casa”, diz Mafalda. “É onde tenho a minha família e os meus amigos de infância, e por isso tenho sempre um pedaço de mim em Setúbal”, acrescenta.

- PUB -

Fez o ensino secundário na Escola Secundária Sebastião da Gama, na área de ciências, que terminou com média de 14 valores. A licenciatura em Biologia Celular e Molecular, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, acabou com 13 valores.

No mestrado em Ciências Biofarmacêuticas, na Faculdade de Farmácia de Lisboa, obteve 18 valores e, em 2016, mudou-se para Inglaterra para fazer o doutoramento em Virologia na Universidade de Surrey, que concluiu em 2020. Após uma breve experiência como docente no Instituto Politécnico de Setúbal, rumou aos EUA onde hoje é investigadora.

A jovem azeitonense escolheu esta área da ciência por paixão. “Fascina-me perceber como o nosso organismo funciona a nível molecular e como coisas tão pequeninas como bactérias, vírus, ou mutações genéticas são capazes de alterar e manipular o nosso organismo fazendo com que fiquemos doentes. Investigar os mecanismos que nos fazem estar saudáveis ou doentes é bastante desafiador, mas também muito gratificante quando descobrimos algo novo e somos a única pessoa do mundo a saber aquele segredo da natureza.”, afirma.

Nos últimos seis anos, a sua investigação centrou-se nas infecções virais e, neste momento, está a estudar o SARS-CoV-2, o vírus responsável pela COVID-19. “Este vírus é constituído por várias proteínas virais e eu foco-me apenas numa delas. Investigo como esta proteína do vírus é capaz de manipular a nossa resposta antiviral, para que o vírus seja capaz de escapar às nossas defesas e consiga continuar a infectar outras células do nosso organismo e multiplicar-se. Conhecendo estes mecanismos é possível desenvolver medicamentos que impeçam que o vírus escape às nossas defesas e ajudem o nosso organismo a combater a infecção.”, explica.

Diz que a pandemia serviu para relembrar-nos que o aparecimento de uma doença que ponha a humanidade em risco não é ficção científica. Em Novembro de 2020 publicou um artigo no Diário de Notícias, que actualizou no seu site (mafaldafarelo.com) em Maio de 2021, sobre a Doença X, que “vai existir e será uma emergência de saúde pública mundial”. Como não sabemos onde começará e qual será a próxima doença infecciosa a emergir, a melhor defesa é aumentar o investimento no desenvolvimento de vacinas.

Considera que, em Portugal temos “óptima investigação e óptimos investigadores” mas falta investimento. “Os investigadores são na maioria precários, não tendo direito a fundo de desemprego ou a reforma. Vivem de bolsa em bolsa, e é difícil uma pessoa focar-se no seu trabalho e ser criativa se não sabe se terá salário nos meses seguintes.” No seu tipo de investigação, que é “bastante dispendioso, uma vez que as instalações, aparelhos, e reagentes necessários são bastante caros, a falta de financiamento é um entrave para muitos laboratórios”. Com tantas limitações, económicas e burocráticas, Mafalda acha “incrível a boa ciência que se faz” no nosso País. Chegou à conclusão de que em Portugal existem “poucas oportunidades para doutorados”, porque as posições de investigação em universidades “são precárias e as oportunidades na indústria são escassas”. Percebeu, também que a diferença, para o estrangeiro, não é apenas nos salários, mas também de carreira. “Gostava muito de voltar a Portugal, mas só voltarei quando conseguir uma posição e salário que correspondam às minhas capacidades e que me dê oportunidade de crescer profissionalmente”, conclui.

Discurso directo Mafalda avalia a forma como lidámos com a covid-19

Acho que o mundo lidou bem com a pandemia. A esmagadora maioria da população fez um enorme esforço para se proteger a si e aos outros. Ao mesmo tempo a comunidade científica conseguiu aproveitar o conhecimento que já tinha sobre outros coronavirus e vacinas, e o utilizar o novo que foi adquirindo sobre este vírus para produzir vacinas eficazes em tempo recorde. A maior falha foi (e continua a ser) a falta de ajuda a países mais pobres que ainda hoje estão à espera de vacinas para protegerem a sua população.

Outra desilusão foi a onda de desinformação e de cepticismo que se desenvolveu à volta da pandemia e das vacinas. A comunidade científica por vezes falhou uma vez que nem sempre foi clara a comunicar com a população. Por outro lado, a pandemia também revelou haver uma grande falta de literacia científica na população e desconfiança na ciência e nos cientistas. Isto só poderá será colmatado com mais educação científica e com uma aproximação dos cientistas à sociedade em geral.

 

Mafalda Farelo à queima-roupa

Idade: 30 anos

Naturalidade: Azeitão

Residência: Los Angeles, Califórnia (EUA)

Área: Investigação, Virologia

Acredita que uma ciência acessível torna a população mais educada, mais confiante nos cientistas e mais bem preparada para as ameaças

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -