1 Outubro 2022, Sábado
- PUB -
Início167º aniversárioLeonor Medeiros: “Viver nos Estados Unidos está a ser a melhor experiência...

Leonor Medeiros: “Viver nos Estados Unidos está a ser a melhor experiência da minha vida”

Jovem golfista atravessou o Oceano Atlântico em busca de um sonho após alcançar o topo em terras lusas

 

- PUB -

A jovem golfista cedo se apaixonou pela modalidade, contando com a ajuda do pai na criação deste amor. Nascida a 25 de Junho de 2003, Leonor Medeiros já alcançou o patamar mais alto no golfe amador em Portugal, estando agora a vivenciar a “experiência de uma vida” nos Estados Unidos da América, onde estuda Gestão e cresce como atleta de golfe.

Leonor Medeiros fez um balanço muito positivo da experiência que está a ter no seu primeiro ano na University of South Florida, em Tampa Bay. A golfista, que alcançou o estatuto de uma das melhores amadoras nacionais, sente que mudar-se para os Estados Unidos da América foi o passo certo para se tornar jogadora profi ssional, conseguindo facilmente conciliar os estudos com o golfe ao mais alto nível.

Os seus primeiros anos no golfe não foram fáceis, devido à conciliação com os estudos. “Enquanto estudava cá em Portugal era muito complica- do conseguir conciliar a escola com o golfe, talvez se jogasse futebol era mais fácil”, confessou em entrevista a O SETUBALENSE.

- PUB -

Tudo mudou quando estava mais perto de terminar o secundário, vendo o seu sonho a estar perto de se tornar realidade. “No 11º ano tive várias ofertas de diversas faculdades, que me davam bolsas de estudo com tudo incluído, e foi aí vi que os meus objectivos estavam a começar a concretizar-se”, referiu.

Com o sonho mais perto, a escolha de Leonor Medeiros não se revelou fácil, mas a atleta está bastante agradada com a sua opção: “A faculdade de Tampa Bay pareceu-me ser a ideal para o meu percurso, não me arrependo em nada da escolha que fiz, não só a nível das condições que lá encontrei, mas também das pessoas que me receberam e me ajudaram a enquadrar”. “Estou a estudar business manager, que é o equivalente a gestão. Já fiz o meu primeiro ano, faltam-me quatro e espero conseguir fazer tudo com boas notas”.

A importância da família para além do golfe

- PUB -

Leonor Medeiros teve de fazer certas escolhas quando percebeu que queria levar o golfe mais a sério, mas hoje percebe que tudo valeu a pena. “Tive que abdicar de parte da minha vida social, se quero levar esta vida de atleta/estudante tenho que fazer sacrifícios, mas vale a pena porque quero concretizar os meus objectivos”.

Na sua primeira visita a Portugal, após se mudar para os Estados Unidos da América, os seus avós faleceram, motivo que a podia fazer querer ficar por Portugal, mas a atleta teve de ser mais forte. “A morte dos meus avós, que aconteceu num intervalo de quatro dias, custou-me mesmo muito, mas senti que tinha de manter o meu percurso e fazer esse esforço, que me custou bastante”.

Para lá do golfe, Leonor Medeiros considera-se “uma jovem super animada, extrovertida que dá imenso valor à família e aos amigos chegados”. Nos tempos livres a atleta diz gostar muito de passar tempo com os seus “amigos chegados”, garantindo ser “uma pessoa que não gosta de estar em casa sem fazer nada”.

Quanto aos seus objectivos, a jovem atleta não estabelece “datas para alcançar os objectivos”, preferindo “trabalhar de forma constante e confiar no processo”. Mesmo que não prossiga carreira nesta modalidade, a jovem mostra-se confi ante no seu futuro. “Se não correr bem no golfe tenho a certeza que vai correr bem noutra coisa qualquer”, refutou.

A golfista revela que está a viver uma grande experiência na sua vida, e só quer continuar o seu percurso. “Poder estudar nos Estados Unidos da América e estar a praticar golfe tem sido fantástico para mim, diria mesmo que está a ser a melhor experiência da minha vida”.

Um palmarés de fazer inveja a muitos profissionais

O seu percurso no golfe começou em Setembro de 2009, quando começou a ter aulas com João Pedro Carvalhosa, num protocolo com o Clube Juvegolfe. Ainda antes de completar os sete anos começou a participar em torneios, no circuito Drive da Federação Portuguesa de Golfe, sendo que em 2012, já com noves anos, participou em todas as competições possíveis, perfazendo um total de 23.

No ano de 2014 sagra-se campeã nacional de sub-12, e vence novamente o Oceânico World Kids Golf Girls Under 12. Em 2015 vence pela terceira vez consecutiva o Oceânico World Kids Under 12, tendo ainda obtido um 2º lugar no Open Drive E Leclerc em Toulouse. Já em 2016 vence o campeonato nacional de sub-14 e vence pela 4ª vez consecutiva o World Kids. É em 2017 que se torna bicampeã nacional de sub-14, vencendo também o campeonato internacional juvenil da Áustria.

Foi em 2018 que entra no World Amatour Golf Ranking (WAGR), tendo jogado o The Júnior Open (U-16) em St. Andrews. Já em 2019 sobe no ranking mundial após jogar várias provas em representação da selecção nacional, vencendo também o campeonato nacional absoluto feminino no Montado, sendo o melhor registo de sempre na prova feminina. Em Julho do mesmo ano termina no quinto lugar do Campeonato da Europa de sub-16 (EYM) em Praga, na República Checa com cinco pancadas abaixo do par, sendo a melhor participação de sempre de uma golfista portuguesa na prova.

 

Leonor Medeiros à queima-roupa

Idade: 19 anos

Naturalidade: Setúbal

Residência: Florida, EUA

Modalidade: Golfe

Tem como objectivo chegar a profissional no golfe, mas não estabelece data para o alcançar, preferindo trabalhar de forma constante e confiar no processo

Comentários

- PUB -

Mais populares

Transportes em Setúbal: “Isto não está mau. Está péssimo!”

Reuniões com a população expõem drama de grandes dimensões contado em testemunhos trágico-cómicos

Alsa Todi não verá mais um cêntimo de Palmela se não cumprir o contrato

Município está indisponível para continuar a financiar o sistema e reclama à TML a aplicação de penalidades à operadora

Bombeira grávida de sete meses diz-se ‘injustamente dispensada’ de serviço

Autoridade para as Condições do Trabalho esteve no quartel da associação
- PUB -