16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
Início167º aniversárioUma imprensa livre é tão importante como a justiça

Uma imprensa livre é tão importante como a justiça

António José Fialho

 

- PUB -

Num Estado de Direito democrático, uma imprensa livre, esclarecedora, honesta e objetiva é uma exigência da própria cidadania e do pleno exercício dos direitos, tão importante como o direito de acesso à justiça.

São ambos fruto de um modelo constitucional iniciado no séc. XIX, desenvolvido ao longo do século passado e em permanente evolução neste século.

Os interesses e as preocupações locais são, muitas vezes, esquecidos ou menorizados pelos denominados jornais nacionais, tratados de forma secundária e, não raras vezes, procurando manipular a opinião dos leitores em benefício dos interesses económicos das grandes tiragens ou outros interesses menos claros.

- PUB -

Ao contrário, O SETUBALENSE, enquanto órgão de imprensa regional e local assumiu o dever ético de informar e formar os seus leitores de uma forma coerente, rigorosa, não manipulando opiniões, cumprindo as regras de ética do estatuto do jornalista, sem esquecer o papel que desempenha de ligação à diáspora desta região, ou seja, àqueles que estão afastados dos seus hábitos, culturas, valores e tradições.

Celebrar os 167 anos d’O SETUBALENSE é também homenagear a visão de João Carlos d’Almeida Carvalho que, pouco tempo depois da fundação do jornal, foi alvo de um atentado perpetrado por quem a liberdade de imprensa era um incómodo.

Pela importância deste legado e da sua continuidade, o Tribunal Judicial da Comarca de Setúbal associa-se a esta celebração e à defesa da liberdade de uma imprensa esclarecedora e objetiva.

- PUB -

Juiz Presidente da Comarca de Setúbal

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -