30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalGrândolaMinistério Público instaura inquérito a naufrágio de embarcação perto de Tróia

Ministério Público instaura inquérito a naufrágio de embarcação perto de Tróia

Além do “inquérito de sinistro marítimo” foi ainda instaurado um processo-crime

 

- PUB -

O Ministério Público (MP) iniciou uma investigação criminal na sequência do naufrágio de uma embarcação no domingo, perto de Tróia, no concelho de Grândola, com dois mortos e duas pessoas desaparecidas, revelou a Procuradoria-Geral da República.

Questionada pela agência Lusa sobre este caso, fonte da Procuradoria-geral da República (PGR) respondeu esta terça-feira, através de correio electrónico, que foi instaurado “um inquérito”.

“O mesmo é dirigido pelo Ministério Público de Grândola”, imitou-se a acrescentar a mesma fonte.

- PUB -

Contactado pela Lusa, o capitão do Porto de Setúbal e comandante-local da Polícia Marítima, Serrano Augusto, explicou à agência Lusa que, além do “inquérito de sinistro marítimo” que mandou instaurar, como o naufrágio provocou vítimas mortais também comunicou esses dados ao MP.

“A partir do momento que há um morto”, e neste caso há já duas vítimas mortais e ainda duas pessoas que estão desaparecidas, “há um processo-crime”, disse.

Neste caso, “foi extraída uma certidão e comunicado ao MP” por si próprio, “enquanto comandante-local da Polícia Marítima”.

- PUB -

Já o inquérito de sinistro marítimo, que foi mandado instaurar por Serrano Augusto enquanto “capitão do Porto de Setúbal”, está “a correr termos e pretende averiguar as causas do acidente marítimo”.

“Sempre que há um acidente com uma embarcação, é instaurado um processo destes para investigar as respectivas causas”, frisou.

Posteriormente, continuou, “na sequência das causas que vierem a ser apuradas, pode ou não haver matéria contra-ordenacional no cumprimento de algumas normas, regras, edictais e leis estabelecidas”.

“Por norma, essas contra-ordenações, caso sejam decididas, são aplicadas pelo capitão do porto ao proprietário ou ao timoneiro da embarcação”, afirmou.

Mas, no caso do naufrágio ocorrido a cerca de milha e meia (aproximadamente três quilómetros) de Tróia, no domingo, em que o timoneiro e proprietário da embarcação afundada foi resgatado com vida, ainda não há conclusões: “Está tudo em averiguações”, frisou Serrano Augusto.

“Decorrem os trâmites de averiguações e vão ser feitas todas as diligências necessárias que visam apurar os factos, as quais podem incluir perícias técnicas, se necessário perícias policiais e uma série de diligências”, precisou à Lusa.

As buscas para encontrar os dois desaparecidos neste naufrágio foram retomadas às 07h30 de hoje e alargadas “a oito milhas náuticas (cerca de 14 quilómetros)” para oeste e para sul, segundo o porta-voz da Autoridade Marítima Portuguesa (AMN) e da Marinha Portuguesa, comandante José Sousa Luís.

O naufrágio da embarcação, na qual seguiam cinco pessoas – quatro homens e um rapaz – terá acontecido por volta das 7 horas de domingo, mas a Polícia Marítima só recebeu o alerta às 10h05.

O timoneiro e proprietário da embarcação de pesca, um homem de 62 anos, foi resgatado com vida do mar, por outro barco que passou na zona, e, no domingo, foram localizados e retirados os corpos do rapaz, de 11 anos, cujo pai, com cerca de 45 anos, ainda está desaparecido, e o de um adulto, de 23 anos, cujo irmão, de 21, é o outro desaparecido.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -